A jovem capital modernista se desenvolvia rapidamente, a maior prova são as fotografias, que registraram passivamente ou intencionalmente a evolução da primeira cidade planejada do Brasil (1897), construída quase que simultaneamente à sua cidade irmã latino-americana, La Plata (1885) na Argentina, também construída para abrigar a sede de seu departamento (Estado), já que Buenos Aires abrigava a sede do governo argentino.
É interessante notar o aspecto que Belo Horizonte (Bello Horisonte, na primeira grafia) toma durante a década de seu cinquentenário (1947). Os arranhacéus começam a tomar conta da cidade, e talvez, Araão Reis (arquiteto, principal responsável pelo planejamento de BH) nunca tenha imaginado que BH poderia ter em tão pouco tempo extrapolado os limites originais da cidade, a Avenida do Contorno. Nesta época, Belo Horizonte já começava a tomar seus ares de metrópole e ampliando cada vez mais sua área construída, e o vai-e-vem dos automóveis que começavam a se multiplicar.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA MELHOR VISUALIZÁ-LAS.
Praça Sete (década de 1940), durante a campanha para a arrecadação de metais para ajudar o Brasil em sua campanha durante a 2ª Guerra Mundial
Em destaque, o Bar do Ponto, tradicional local de encontro de Belo Horizonte, muito frequentado pelas celebridades da cidade, como Carlos Drummond, Fernando Sabino, etc. Fazia parte do circuito da Boemia da Rua da Bahia (década de 1940)
Rua da Bahia com Avenida Afonso Pena, ontem e hoje, o tradicional Bar do Ponto, deu lugar ao Belo Horizonte Othon Palace Hotel.
Avenida Bias Fortes (1940)
Praça 7 de Setembro (1940)
Parque Municipal (1947)
Viaduto Santa Tereza (1947)
Rua da Bahia, esquina com Avenida Afonso Pena, logo abaixo, o Bar do Ponto (1948)
Avenida Amazonas, nº 75, esquina com as ruas Tupinambás e Espirito Santo (1947)
Sessão de cinema no Cine Brasil, década de 1930
Cine Brasil, década de 1930, do lado de fora da portaria
Prédio do Cine Brasil, década de 1930 (Praça 7)
Em 1949, a agencia Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA), empresa norte americana, produziu um video promocional, de apresentação da capital mineira. Realizado não para o público brasileiro, mas para o americano, seu áudio é em inglês, demonstra de maneira positiva e convidativa a cidade. O video abaixo, foram localizadas em uma biblioteca dos EUA e disponibilizados na internet, divididos em duas partes, legendadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário