quinta-feira, 22 de março de 2012

Iniciação à História - O trabalho do Historiador (transposição didática)


Transposição didática para aula do 6º ano do Ensino Fundamental.

Referência:

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Cap. 1, 2001. p. 51-68.

Tópicos do capítulo trabalhados: 1. A escolha do historiador, e 2. A história e os homens. p. 51-55.

Texto 1 – Iniciação à História - O trabalho do Historiador:

A palavra História é uma palavra muito antiga, surgiu pela primeira vez na boca do homem há mais de dois mil anos. Mas isso não quer dizer que durante todo esse tempo a história continuou a mesma, o que escreviam os antigos historiadores, não é mais o mesmo que escrevem os novos historiadores. Pois assim como a vida de um homem muda, este cresce e amadurece, a História também é assim.

Mas o que a História estuda? Muitos estudiosos chamam de História tudo aquilo que se transforma com o tempo. Há uma história do sistema solar, pois os planetas como os conhecemos hoje já foram diferentes, esse estudo não faz parte da História que vamos aprender, pois ela faz parte da Astronomia. Também existe uma história das erupções vulcânicas, que faz parte de outra área de estudos, a Geografia. Esses dois últimos estudos não fazem parte da História dos Historiadores.

A História que vamos estudar é a História dos Homens, a sua história também é nossa história, são as atitudes dos homens do passado que nos ajudaram a ter tudo o que temos hoje, casa, carro, vídeo game, etc. Por isso são os homens que a História quer estudar. Isso tudo é para entendermos como e por onde passamos dos tempos antigos até chegarmos nos dias de hoje.

Um comentário:

Sylvio Mário Bazote disse...

O estudo da História pode ser feito como um hobby, mas para ser ciência tem que ter método e dedicação.
A profissão de historiador tem uma importância social ainda não percebida por boa parte do povo brasileiro, que encara este conhecimento como uma curiosidade sem utilidade prática.
Os professores dos ensinos fundamental e médio têm que ter competência e persistência para explicar para seus atuais alunos - futuros cidadãos - os motivos e consequências de se conhecer a História, entendendo o presente, evitando repetir erros do passado e planejando soluções para o futuro.

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