sábado, 20 de agosto de 2011

É Notícia! A Proclamação da República (15/11/1889) nos jornais de Ouro Preto.

No dia 11 de Novembro de 1889, no Rio de Janeiro acontecia a proclamação da República do Brasil, instaurada através de um golpe militar, derrubando o monarca D. Pedro II. Liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, o Governo Provisório republicano foi levantado sem a necessidade da violência, utilizando-se somente da coação. Deodoro da Fonseca então no mesmo dia se apossou do cargo de Presidente do governo provisório, tendo como vice-presidente o marechal Floriano Peixoto.

Em Ouro Preto, então capital da província de Minas Gerais, a notícia chegou somente por um brevíssimo telegrama, sendo publicado no jornal “A União” do dia seguinte sem muito alarde. Não houve nem comentário, aparecendo como se fosse um anúncio qualquer de seu jornal. O interessante a se notar, é a alteração dos nomes dos principais jornais da época. Até a proclamação da República, existiam três jornais circulando em Ouro Preto: “A União” ultima edição de n.325 (16/11/1889), deu lugar ao jornal “A Ordem” com primeira edição em 27/11/1889; “A Província de Minas” última edição de n.625 (13/11/1889); deu lugar ao jornal “O Estado de Minas Geraes” com primeira edição em 20/11/1889. Havia também o jornal “O Movimento” que não trocou de nome pós-proclamação, mas ainda naquele mesmo ano chamava-se “Liberal Mineiro”, com última edição n.162 em 15/01/1889, um jornal que apoiava abertamente o Partido Republicano Mineiro, ao contrário dos outros jornais, que seguiam as determinações monárquicas.

O jornal “O Movimento”, claramente a favor da causa republicana, instruía os leitores, explicando o que era e como funcionava uma República, além de denunciar os descasos do poder imperial e provincial exercidos em Minas Gerais. Exemplo claro é do Sr. Sebastião Sette, reportagem publicado em 13/11/1889, denunciam sua demição pelo governo provincial por ser um republicano.

O jornal “O Movimento” e outros jornais mineiros do século XIX digitalizados, podem ser acessados no link a seguir do Arquivo Público Mineiro:

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/jornais/search.php?query=&andor=AND&title=&tipo_nome=1&text_nome=A&titulo=0&num_edicao=&dtini1=&dtini2=&tipo_nome_local=1&text_nome_local=A&local_edicao=0&filme=&ordenar=10&asc_desc=20&submit=Executar+pesquisa&action=results&id_REQUEST=ed1cafba742fe7bcf1811982beceddcc

O jornal acima citado, “O Movimento” do dia 13/11/1889, pode ser encontrado digitalizado no link:

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/jornaisdocs/viewcat.php?cid=197

A principal reportem a se destacar da época é a da primeira edição do jornal “O Estado de Minas Geraes” de 20/11/1889, jornal pertencente ao órgão oficial do Estado. Esta primeira edição, trouxe informações mais completas, que ocuparam mais de duas páginas de seu noticiário. Esta edição teve por ordem a publicação dos “Actos do Poder Executivo”, para Ouro Preto, a Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, foi oficializada em 20 de Novembro de 1889. Esta edição dirigida a população proclamava basicamente as atribuições da nova República e as atribuições do governo Estadual. Interessante notar, que o jornal também trazia a resposta do “ex-imperador”:

“A' vista da representação que me foi entregue hoje às cinco horas da tarde, resolvo, cedendo ao imperio das circumstancias, partir com toda minha familia para a Europa amanhã, deixando esta patria de nós estremecida, á qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação durante quasi meio seculo, em que desempenhei o cargo de chefe do Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas de minha familia, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua grandeza e prosperidade. D. Pedro D'Alcantara."

A primeira edição digitalizada do jornal “O Estado de Minas Geraes” pode ser encontrada no site sugerido logo acima do Arquivo Público Mineiro. Aqui neste blog, estou disponibilizando somente as três primeiras páginas da primeira edição.

PARA LER O JORNAL E MELHOR VIZUALIZAR CLIQUE, CLIQUE NAS IMAGENS.

Jornal "O Estado de Minas Geraes", 20/11/1889, página 1.

Jornal "O Estado de Minas Geraes", 20/11/1889, página 2.

Jornal "O Estado de Minas Geraes", 20/11/1889, página 3.


Nenhum comentário:

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...