segunda-feira, 16 de maio de 2011

Missão e Guerra-Civil na Costa do Marfim: Um compromisso com a Humanidade!

O compromisso da CMV na Costa do Marfim devastada pela guerra-civil

Villaregia 10-05-11 - A Comunidade Missionária Villaregia, presente em Yopougon na periferia de Abidjan (Costa do Marfim) desde 1991, há cerca de um mês está acolhendo entre 8.000 e 10.000 pessoas que procuram o terreno e as estruturas na paróquia de São Laurent um lugar para se refugiarem, apesar de essas estruturas não serem capazes de manter mais que 3.000 pessoas. São homens, mulheres e crianças que se abrigam para escapar da violência e os homicídios que ocorrem em alguns bairros da cidade, como conseqüência da guerra civil que acomete este país Africano após as eleições do novo presidente em novembro de 2010.

Nas ruas de Abdjan não há nada, as lojas foram saqueadas, o toque de recolher impede de circular. A situação humanitária é crítica, se assiste um ódio racial e uma violência sem precedentes. À noite as casas são atacadas por homens armados que roubam tudo que podem encontrar e, às vezes, matam, especialmente quando encontram pessoas de diferentes etnias ou qualquer pessoa designada como inimiga.

Para os 25 missionários da Comunidade Missionária de Villaregia, juntamente com três voluntários italianos, Raffaella e Ciro Piccolo um casal de Nápoles e Lúcio Locatelli, originário da Brescia na Itália, neste tempo procuraram enfrentar às numerosas necessidades das pessoas hospedadas e, sobretudo, sustentar espiritualmente e psicologicamente os refugiados.

"Optamos por ficar ao lado do povo da Costa do Marfim, como o Bom Pastor que nunca abandona as suas ovelhas – disse padre Amedeo, missionário responsável ​​pela Comunidade Missionária de Villaregia em Yopougon. Para a nossa missão não é um tempo fácil. Na nossa paróquia estamos acolhendo cerca de 8.000 pessoas, com picos de 10 mil: são cristãos, não cristãos, católicos e não católicos, de todas as etnias fugindo de muitos bairros porque foram ameaçados por milícias ou por mercenários da Libéria. Estas pessoas sentem encontrar aqui uma proteção, um refúgio e, acima de tudo, se sentem acolhidas e respeitadas. Nos parece que em nosso centro missionário se pode encontrar aquela unidade da qual sentimos realmente necessidade. A coisa que mais dói é o medo e a desconfiança do povo. Nós estamos percebendo que, muitas vezes, as pessoas precisam apenas de uma carícia, uma palavra, um abraço. Só o nosso ‘estar’. Temos visto que foi apreciada a nossa decisão de não retornar à Itália para ficar com eles e compartilhar este momento difícil. Estamos rezando pela paz nesta terra ensangüentada".

Pouco antes da Páscoa, os missionários socorreram uma mulher ferida por um canhão que havia atingido sua região: ela teve uma perna esmagada. Para poder socorrê-la tiveram que arriscar, saindo com o carro para transportá-la a um hospital próximo.

A prisão do presidente Gbagbo não interrompeu a violência. A missão de Villaregia está localizada em um dos bolsões de resistência porque aqui as pessoas sempre apoiaram o ex-presidente. Há principalmente mercenários liberianos, armados desde antes da guerra, que não abandonam suas armas, e jovens milicianos que certamente estão à procura de alguma vantagem: a imunidade ou um pouco de dinheiro em troca de depor as armas. Além disso, a distribuição das armas foi feita sem nenhum critério, pelo qual, também os ladrões comuns têm nas mãos as metralhadoras.

"Estamos ficando sem reserva de água em nossos tanques - conta ainda padre Amedeo - rezamos para que chova para aproveitarmos água da chuva. E, apesar das dificuldades, não faltam sinais de solidariedade de famílias que trazem algo para comer ou água para a missão, sabendo que muitos estão refugiados ali. Por isto, agradecemos ao Senhor. Também o bispo, Dom Jean Salomon Lezouthié, veio mais de uma vez à nossa missão para expressar a sua solidariedade. Chegar aos hospitais se tornou impossível. As pessoas não podem mover-se para obter a cura e, quando o fazem, não encontram médicos. Nosso Centro Médico St. Jean Eudes continuou prestando sua assistência até que foi ocupada pelos militares que fizeram ali uma de suas bases".

Enquanto ao redor a guerra devasta e as balas perdidas alcançam também o telhado da igreja, enquanto alguém morre pela impossibilidade de receber atenção médica e não há comida suficiente para todos, enquanto se teme pela propagação de epidemias porque não dispomos de serviços sanitários para 10.000 pessoas ... a vida se afirmada com sua força, mesmo nesta angústia: entre os refugiados nos gramados da Igreja nasceram 18 crianças, algumas vezes na chuva.

Várias suprimentos também vieram da embaixada italiana e do Núncio Apostólico, Dom. Ambrose Madtha, que enviou à missão alimentos de primeira necessidade e medicamentos.

Autênticos sinais da ressurreição tem sido alguns escoteiros, jovens, médicos voluntários que ajudam os missionários a atender os refugiados: "No coração do homem, além da brutalidade, há algo inextinguível que Deus mesmo colocou, um impulso de amar , um desejo de vida e de paz que é mais forte do que qualquer coisa .- afirma com esperança padre Amedeo - Cristo Ressuscitado tomou sobre si todo este mal e estas atrocidades, para que o homem pudesse levantar a cabeça. Esperamos ver na história a mesma realização, mas estamos certos: A fé nos sustenta".

Texto extraído do site:

A Comunidade Missionária de Villaregia é uma obra da Igreja Católica presente em várias partes do mundo: Itália (Casa mãe em Villaregia, Pordenone, Lonato, Quartu, Nola, Roma, Imola); Brasil (Belo Horizonte, São Paulo); Peru (Lima); Porto Rico (Arecibo); México (Texcoco); Costa do Marfim (Yopougon); Moçambique (Maputo).

Venha conhecer a CMV!
Em Belo Horizonte:
Rua Canoas,461 Betânia
30580-040 Belo Horizonte MG

Telefax: (3
1) 3383 1545
e-mail: amigos.bh@villaregia.org
ônibus: 1207 A e B; 7110; 7120; 22
Atividades para Adultos, casados, jovens e crianças, ver: http://www.saosebastiaobetania.com.br/
Próximo evento:
Forró do GimVi - 4 e 5 de Junho/2011, início às 20hs.
Rua Úrsula Paulino, 1351 – Betânia CEP:30580-000, referência: Em frente ao Banco da Caixa Econômica Federal.
Belo Horizonte – MG

Obs: Tudo o que será arrecadado no evento será em prol da recente missão africana de Maputo, Moçambique.


Em São Paulo:
Endereço:
Rod. José Simões Louro Jr. 3100 - KM 34,5 Itararé
CEP 06900-000 - Embu Guaçu (SP) Brasil

e-mail: amigos.sp@villaregia.org
Fone/Fax: (11) 4661 2539 e 4661 2267

Nenhum comentário:

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...