Muitos alunos reclamam da “mesmice” que são as aulas de História, não me admirando quando alguém me diz não gostar de história, tendo como base as aulas no “cuspe e giz”. O modo de aula “arcaica” apresentada nas universidades podem até dar certo por se terem adultos compenetrados nas fileiras de carteiras nas salas de aulas, mas quando falamos em adolescentes, a história é outra, necessitamos de técnicas muito bem elaboradas para alcançar seu universo e trazê-los para o universo histórico de modo que o aluno se sinta à vontade para aprender e se interessar pelo conteúdo.
Mas como podemos realizar tal tarefa? Há várias maneiras de se fazer, uma delas é a utilização de revistas em quadrinhos, dependendo da faixa etária os alunos já estarão habituados com a leitura, além de também ser um incentivo à leitura daqueles que ainda veem a leitura como perda de tempo. Um exemplo fascinante é a utilização do mangá (revista em quadrinho japonês) Gen Pés Descalços, composto por vários volumes, contudo não é necessário a utilização de todos em sala de aula, basta o primeiro volume. Mas o que trabalhar nesse “mangá”? Primeiramente não seria necessário a utilização de todo o volume que contém por volta de 270 páginas, basta a utilização das primeiras 60 ou 70 páginas, contendo muita informação sobre a atuação do Japão na 2ª Guerra Mundial, contudo, o foco deveria ser dado ao estudo do nacionalismo dos estados Alemão, Italiano e Japonês, tendo como exemplo o estado Japonês, de como era feito a manipulação da população pelo governo. Creio que com esse incentivo, os alunos procurarão ler todo o resto do volume e até procurar pelos outros volumes.
No youtube, também há a animação do mangá Gen Pés Descalços legendado, porém é somente uma adaptação de toda a série, não substituindo a riqueza da versão impressa.
Um pequeno trecho da introdução do primeiro volume de Gen Pés descalços:
Gen Pés Descalços é a obra-prima do artista Keiji Nakazawa e um dos mangás mais conhecidos do Ocidente. Narra o cotidiano da família Nakaoka antes e depois da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Sobrevivente desse trágico acontecimento, Nakazawa criou a série a partir de suas próprias memórias: o artista tinha 6 anos quando perdeu o pai, a irmã mais velha e o irmão caçula, vítimas da bomba atômica.
Concebido em forma de relato autobiográfico, Gen Pés Descalços fascina e emociona pelo realismo e pela riqueza de detalhes. Ao longo dos dez volumes que compõem a série, os leitores acompanham a infância e juventude de Gen, quarto filho da família Nakaoka e alter ego do autor, e encontram o panorama de um dos períodos mais sombrios da história do Japão. Embora não seja uma obra graficamente inovadora, os temas que aborda ainda são relevantes e atuais.
Por esses dias, a TV Escola (tvescola.mec.gov.br) apresentou um especial no programa Salto Para o Futuro sobre quadrinhos, porém, o especial de 50 minutos é voltado para a adaptação das obras literárias da língua portuguesa para quadrinhos. Mas vale muito a pena ver e aprender.
Para assistir, basta clicar no link:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9712
Outra alternativa interessante é a utilização da série em desenho Dom João no Brasil nas aulas do ensino fundamental, a seguir o primeiro episódio:
Um comentário:
Este é um meio acessível, rápido e agradável de informar História para aqueles que não gostam de passar muito tempo lendo.
O vídeo e o link são interessantes.
Parabéns pela postagem.
Postar um comentário