sábado, 31 de dezembro de 2011

Quadrinhos como meio didático para o ensino de História.



Muitos alunos reclamam da “mesmice” que são as aulas de História, não me admirando quando alguém me diz não gostar de história, tendo como base as aulas no “cuspe e giz”. O modo de aula “arcaica” apresentada nas universidades podem até dar certo por se terem adultos compenetrados nas fileiras de carteiras nas salas de aulas, mas quando falamos em adolescentes, a história é outra, necessitamos de técnicas muito bem elaboradas para alcançar seu universo e trazê-los para o universo histórico de modo que o aluno se sinta à vontade para aprender e se interessar pelo conteúdo.

Mas como podemos realizar tal tarefa? Há várias maneiras de se fazer, uma delas é a utilização de revistas em quadrinhos, dependendo da faixa etária os alunos já estarão habituados com a leitura, além de também ser um incentivo à leitura daqueles que ainda veem a leitura como perda de tempo. Um exemplo fascinante é a utilização do mangá (revista em quadrinho japonês) Gen Pés Descalços, composto por vários volumes, contudo não é necessário a utilização de todos em sala de aula, basta o primeiro volume. Mas o que trabalhar nesse “mangá”? Primeiramente não seria necessário a utilização de todo o volume que contém por volta de 270 páginas, basta a utilização das primeiras 60 ou 70 páginas, contendo muita informação sobre a atuação do Japão na 2ª Guerra Mundial, contudo, o foco deveria ser dado ao estudo do nacionalismo dos estados Alemão, Italiano e Japonês, tendo como exemplo o estado Japonês, de como era feito a manipulação da população pelo governo. Creio que com esse incentivo, os alunos procurarão ler todo o resto do volume e até procurar pelos outros volumes.

No youtube, também há a animação do mangá Gen Pés Descalços legendado, porém é somente uma adaptação de toda a série, não substituindo a riqueza da versão impressa.


Um pequeno trecho da introdução do primeiro volume de Gen Pés descalços:

Gen Pés Descalços é a obra-prima do artista Keiji Nakazawa e um dos mangás mais conhecidos do Ocidente. Narra o cotidiano da família Nakaoka antes e depois da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Sobrevivente desse trágico acontecimento, Nakazawa criou a série a partir de suas próprias memórias: o artista tinha 6 anos quando perdeu o pai, a irmã mais velha e o irmão caçula, vítimas da bomba atômica.

Concebido em forma de relato autobiográfico, Gen Pés Descalços fascina e emociona pelo realismo e pela riqueza de detalhes. Ao longo dos dez volumes que compõem a série, os leitores acompanham a infância e juventude de Gen, quarto filho da família Nakaoka e alter ego do autor, e encontram o panorama de um dos períodos mais sombrios da história do Japão. Embora não seja uma obra graficamente inovadora, os temas que aborda ainda são relevantes e atuais.

Por esses dias, a TV Escola (tvescola.mec.gov.br) apresentou um especial no programa Salto Para o Futuro sobre quadrinhos, porém, o especial de 50 minutos é voltado para a adaptação das obras literárias da língua portuguesa para quadrinhos. Mas vale muito a pena ver e aprender.

Para assistir, basta clicar no link:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9712

Outra alternativa interessante é a utilização da série em desenho Dom João no Brasil nas aulas do ensino fundamental, a seguir o primeiro episódio:

Um comentário:

Sylvio Mário Bazote disse...

Este é um meio acessível, rápido e agradável de informar História para aqueles que não gostam de passar muito tempo lendo.
O vídeo e o link são interessantes.
Parabéns pela postagem.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...