sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma viagem ao Império Romano: Exposição "Roma: A vida e os Imperadores" em Belo Horizonte


Depois de quase seis meses sem postar nada, por causa da produção monográfica que realizei (que em breve colocarei algumas informações sobre ela), estou retornando com este post.

No último 8 de dezembro, fui à exposição intitulada “Roma: a vida e os imperadores” na Casa Fiat de Cultura, localizada no bairro Belvedere, região centro-sul de Belo Horizonte. Visitar uma exposição desse porte é uma oportunidade única. Essa é a mais abrangente exposição sobre o Império Romano realizado no país, senão, na América Latina, se tratando de peças (370 no total) que retratam a vida dos imperadores do século II a. C. (antes de Cristo) ao século II d. C. (depois de Cristo) da era do Império Romano, em sua maioria peças de mármore.


Para esta exposição, foram trazidas algumas peças que nunca saíram de seu país de origem, outras nunca foram retiradas dos seus museus de origem. Os museus que disponibilizaram as peças foram os seguintes: Arqueológico de Florença, Nacional Rom


Logo na entrada, nos deparamos com uma estatua imponente de mármore de dois metros de altura de Calígula César, imperador de 12 a. C à 41 d. C, conhecido pela frase “deixe que nos odeiem, contanto que nos temam”.ano, Nacional de Nápoles, Arqueológico de Fiesole, Antiquário de Pompeia e Galleria degli Uffizi.

A exposição é dividida

por temas, no total são doze, ficando da seguinte forma: César e a Guerra; Augusto e a Religião; Augusto e a Fundação da Cidade; Sociedade; 1ª dinastia Júlio/Cláudia; O poder dos Imperadores; Gladiadores; Teatro; Mundo Familiar; Casa; Iluminação; Comer; Beleza Feminina; Luxo; Moedas; Trabalho; Multicultural.

A exposição é fantástica, a iluminação é muito boa e o ambiente

é todo pintado em grafite, dando destaque às peças. Contudo, algumas observações devem ser feitas, algumas peças, incompletas, que possivelmente foram encontradas já em avançado estado de deterioração, me deixaram intrigado. Pois, mesmo com sua descrição, não era possível distinguir como funcionava. Se caracterizando aos meus olhos como “um monte de ferro fundido”, mas mesmo assim, devo ressaltar sua importância histórica. O que faltou para essas peças, foi um desenho demonstrativo de sua função, por exemplo, se a peça estava incompleta e se era possível sua reconstituição por alguma demonstração gráfica, creio que isso deveria ter sido feito, a meu ver essa foi uma das negligências da exposição.

Se você se interessou pela exposição, se apresse, pois ela e

stará em cartaz somente até dia 18 de dezembro de 2011. A Casa Fiat de Cultura se localiza na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, no bairro Belvedere, região centro-sul de Belo Horizonte. Visitação de terça-feira à Sexta-feira das 10hs às 21hs; sábados, domingos e feriados das 14hs às 21hs, a entrada é franca. A Casa Fiat de Cultura ainda disponibiliza transporte gratuito a partir da Praça da Liberdade, de frente a antiga secretaria da educação, terça à sexta-feira, nos horários: 9hs30min, 12hs, 13hs30min, 15hs, 16hs30min, 18hs e 19hs30min; sábados, domingos e feriados: 13hs30min, 15hs, 16hs30min, 18hs e 19hs30min.

Outras informações:

Nenhum comentário:

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...