O programa Terra de Minas do canal televisivo aberto Globo Minas, apresentou em seu último programa (24/03/2012) uma pequena reportagem sobre a educação em Minas Gerais através do Museu da Educação. Segue o link:
Tempos em que a profissão do professor era valorizado e respeitado.
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 18h
Contato: (31) 3273-2090
Email: crp.memo@educacao.mg.gov.br
Entrada Franca
Em Belo Horizonte há um lugar em que é possível encontrar muito da história da educação de nosso estado e do país. É no Museu da Escola de Minas Gerais, primeiro do gênero no Brasil, que a lembrança e registro da educação encontrou espaço.
Antigamente localizado no Centro de Referência do Professor, hoje o acervo com cerca de 6000 peças - vindas de acervos pessoais e de escolas tradicionais - está localizado no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), sede provisória. Com a idéia de um futuro corredor cultural, na região da Praça da Liberdade, o Centro de Referência do Professor teve que ser transferido. Nele, além do Museu da Escola, havia um Laboratório de Currículos, com o objetivo de viabilizar treinamentos para o aperfeiçoamento de professores, e uma biblioteca com mais de 40.000 títulos.
Aberto para visitação do público, o Museu retrata a história da educação do Estado através da materialidade, mostrando o trabalho cotidiano do professor. A transferência de local comprometeu a disposição das peças. Antes as salas de aulas eram reproduzidas de forma fiel. Mesmo com as dificuldades de espaço, os funcionários se empenham para retratar, da melhor maneira possível, as estruturas da época.
O acervo é constituído de materiais escolares como testemunho não só da prática pedagógica, mas também da experiência humana a partir de um dos meios de inserção da criança no mundo social que seriam fotografias, carteiras escolares de diversas décadas, diplomas, lousas, canetas, lápis, tinteiros, cartilhas de alfabetização, cartazes de pré-livros, livros infantis, livros de leitura, cadernos, cadernos de caligrafia, ábaco, jogos pedagógicos, pastas escolares, merendeiras, cartazes de ensino, globos, mimeógrafos, projetores de filmes, boletins, cadernetas escolares, móveis e piano.
Fonte: Guia Entrada Franca. In: <http://www.guiaentradafranca.com.br/espacoG.php?idUrl=21>. Acesso em: 25 mar. 2012.
Ver também na mesma edição do programa Terra de Minas:
Receita de Cupcake de doce de leite e banana: